top of page

O que é o conto?

O conto é um estilo narrativo simples, porém denso, que gira em torno de um único enredo, sendo ele real ou ficcional. Dentre as características do conto, podemos destacar a sua objetividade e clareza, sem análises psicológicas ou figuras de linguagem. Além disso, o conto precisa ser curto, tanto no tempo em que se passa (segundos, minutos, horas ou dias), quanto na extensão do texto. 


Como se trata de uma história mais curta que o romance, o conto trabalha com um pequeno elenco de personagens, que agem de acordo com uma única ação, em poucos espaços diferentes e atingem um único clímax. 


O conto precisa prender a atenção do leitor, por isso, não podem estar redundantes sobre um mesmo assunto: se quiser enfatizar algo é preciso fazê-lo de uma vez só, e de forma impactante.


Podemos perceber em certos contos de Machado de Assis, que o mais importante é a impressão que se passa ao leitor, a atmosfera criada com a densidade do texto, apesar de não acontecer nada na história.

Contos Machadianos

Sabemos que Machado foi o principal contista brasileiro: seus contos são extremamente interessantes e cheios de significados. Todos tem uma linguagem fácil e envolvente, não são nada tediosos.

 

Como o autor era predominantemente realista, seus contos buscam retratar as pessoas da sociedade de forma individual. Na maioria de seus contos, suas personagens são pessoas comuns, vivendo sua vida na cidade do Rio de Janeiro em pleno século XIX. Machado as descreve tanto literalmente, quanto em seus gestos: você, ao ler, pode perceber características da personalidade dessas personagens apenas observando sua maneira de agir, de tomar decisões e de se relacionar com os outros. Você percebe se a pessoa é egoísta, mesquinha, social, inteligente, ou qualquer outra coisa. É como uma viagem no tempo e espaço, de repente você se vê naquela cidade, naquele contexto, pensando como alguém da história.

 

Muito se aprende lendo esses contos. É quase uma aula de história! Você vê toda a organização social da época e como ela era extremamente influente na vida de cada pessoa. É passado ao leitor um ponto de vista sobre cada coisinha: sobre a religião, sobre o estudo, sobre trabalho, sobre família… Machado pode acabar influenciando bastante você enquanto lê, já que, inteligentíssimo como era, sabia arquitetar muito bem suas críticas e ao analisar, ficamos de boca aberta com tamanha concisão.

 

Enfim, esperamos que você, querido visitante, leia esses contos com muita atenção. São cheios de detalhes que podem te entreter de uma forma inimaginável. É bem possível que você se identifique com algum personagem e se veja pensando como ele. Não tem problema, acontece com todos nós depois de uma leitura tão boa e detalhada.

 

Deixe a preguiça pra lá e divirta-se com o maior autor da nossa literatura!

 

Clique aqui.

bottom of page