top of page

Análise: Noite de Almirante

  • Elias Gabriel
  • 12 de out. de 2015
  • 1 min de leitura

Este conto Machadiano foi escrito no ano de 1884 e traz como tema as juras de amor e as expectativas de uma relação amorosa.



Personagens principais:

  • Genoveva: a namorada.

  • Inácia: dona de casa onde Genoveva morava.

  • Deolindo Venta-grande: o marinheiro apaixonado.

Tempo: O tempo é psicológico, a história é contada através das lembranças de Deolindo.


Foco narrativo: é narrado em terceira pessoa, onisciente.


Espaço: zona portuária da cidade do Rio de Janeiro.


Enredo:


O conto narra a história de Deolindo, apelidado pelos colegas de Venta- Grande, uma marinheiro que conheceu Genoveva e durante três meses viveu uma intensa paixão.

Após três meses em terra firme, era preciso voltar ao navio para fazer uma viagem de aproximadamente dez meses. Como estava apaixonado, ele pensou em abandonar a profissão e ir morar no sertão com Genoveva. Porém Dona Inácia o aconselha a não desistir do emprego. Deolindo dá ouvidos ao conselho e parte para sua viagem fazendo, antes, um juramento de fidelidade a Genoveva.

Quando retorna, descobre, através de Dona Inácia que Genoveva conheceu um mascate, José Diogo, com quem Genoveva fora morar. Deolindo parte para a nova casa de Genoveva, que o recebe de maneira cordial. O marinheiro lembra-lhe da promessa que havia feito, mas Genoveva afirma que aquelas coisas aconteceram naquele período.


Após um tempo na casa de Genoveva, Deolindo volta cabisbaixo ao seu barco, mas não tem coragem de revelar como havia sido a sua “noite de almirante”.



 
 
 

Comentários


Destaque
Tags

© Conte Aí do 2º ano de Informática 2015 da Fundação Nokia. 

bottom of page