top of page

Análise: O Cônego ou Metafísica do Estilo

Enredo:


O conto mostra a história de um cônego chamado Matias que tentava escrever um sermão, porém não é capaz prosseguir, pois não conseguia pensar em um adjetivo que se ligasse adequadamente com o substantivo que ele usara.

Enquanto o protagonista espairece, para descansar a mente e buscar inspiração, o narrador adentra na mente do cônego, defendendo a ideia de que as palavras têm sexo. Assim, o substantivo, masculino, que recebe o nome de Sílvio, está procurando um adjetivo, feminino, chamado Sílvia. Quando se unem, o cônego consegue dar prosseguimento à redação de seu sermão, terminando-o.



Personagens:

  • Cônego Matias: cônego honorário e pregador efetivo; tenta escrever um sermão, porém não consegue prosseguir, pois não encontrava um adjetivo adequado para o substantivo que usara; após a união de Sílvio (substantivo) e Sílvia (adjetivo), ele consegue acabar seu sermão.

  • Sílvio: o substantivo; busca por Sílvia (adjetivo); quando se une a ela, o cônego consegue terminar o sermão.

  • Sílvia: o adjetivo; busca por Sílvio (substantivo); quando se une a ele, o cônego consegue terminar o sermão.


Tempo: Psicológico, pois nesta obra ocorre uma desestruturação espaço-temporal, isso acontece de tal maneira que a linearidade aparente da história é desfeita. Esta é uma característica marcante nas obras machadianas.


Lugar: O conto reveza o ambiente onde a história se passa entre o local onde o cônego se encontra, que não é especificado ao longo da história, e a mente do cônego onde o casal tenta se encontrar.


Foco Narrativo: 3ª pessoa, narrador onisciente.


Características da Escola Literária:

  • Análise psicológica das personagens: grande parte do texto retrata uma análise da mente do cônego; a história é construída em torno da análise que o narrador faz da mente do personagem.

  • O texto apresenta uma narração detalhada.



Temas:

  • Metalinguagem: o texto comenta sobre a língua portuguesa, sendo exemplo de metalinguagem.

  • A mente humana: os elementos que compõem a mente humana são metaforizados e representam os obstáculos que impedem o casal de se unir.


Verossimilhança:


Neste conto, a composição da mente humana é a verossimilhança mais significativa, visto que é feita uma análise minuciosa acerca desta.

Destaque
Tags
bottom of page