Análise: Trio em Lá Menor
- André Santana
- 12 de out. de 2015
- 1 min de leitura
Enredo
A obra conta a história de Maria Regina, esta tinha dois "pretendentes", Maciel e Miranda, que possuíam personalidades bem contrastantes. Sem conseguir escolher entre eles, ela idealiza um “terceiro pretendente” a partir dos pontos positivos dos dois primeiros. Ao fim, Maciel e Miranda desistem dela, enquanto ela se perde em sonhos.
Personagens Principais
Maria Regina: mulher indecisa entre o amor de Miranda e Maciel; acaba por idealizar uma entidade com as características positivas de ambos, isto os enfurece; ao fim é abandonada pelos dois.
Miranda: é mais sério e composto.
Maciel: se apresenta como alguém agradável, mas torna-se fútil.
Tempo: Psicológico, pois nesta obra ocorre uma desestruturação espaço-temporal, isso acontece de tal maneira que a linearidade aparente da história é desfeita. Esta é uma característica marcante nas obras machadianas.
Lugar: Rio de Janeiro.
Foco Narrativo: 3ª pessoa, narrador onisciente.
Características da Escola Literária:
Oposição ao idealismo romântico: a obra transmite a mensagem de que aqueles que buscam a perfeição se isolam em um “mundo fechado”.
Construção psicológica das personagens: nesta obra utilizam-se trechos musicais citados no texto para formar as imagens das personagens.
Crítica aos valores sociais: nota-se principalmente na caracterização da protagonista Maria Regina e no triângulo amoroso de que ela participa.
Narrativa detalhada.
Temas:
Música: presente ao longo de todo o texto.
Indecisão: é abordada e criticada através da protagonista.
Idealização: é criticada juntamente com a mentalidade e as ações de Maria Regina.
Verossimilhança:
As personalidades dos personagens e suas relações sociais, são os pontos de verossimilhança mais notáveis.
Comments