top of page

Análise: A Causa Secreta

No conto "A Causa Secreta" de Machado de Assis percebemos traços fortes do realismo, abordando vários assuntos: violência, vida em família, amizade, ciência, trabalho entre outros; Criando, dentro de um espaço familiar, um cenário conflitante cheio de rodeios e tramas, ganhando destaque a questão do sofrimento ou da crueldade humana.


O realismo se apresenta quando aparece a personalidade humana envolvida com sentimentos fortes, demonstração da incapacidade de amar, a dissimulação da raça humana, a amoralidade entre outros fatores.


Garcia, médico recém-formado, conhece o senhor Fortunato, homem frio e possuidor de uma grande compaixão em ajudar os doentes. O preocupante é a sua frialdade, que de tão grande, nem a pobre e ingênua esposa, Maria Luiza, escapa dos seus maus-tratos.


De linguagem simples e de fácil compreensão. O foco narrativo é a 3 º pessoa. De narrador onisciente que possui uma notável posição psicológica capaz de envolve o mais crítico leitor. O conto possui uma estrutura não-linear. Como se percebe em Garcia e Fortunato tornando-se amigos, a apresentação de Maria Luiza, a bela esposa de Fortunato e depois ambos combinam abrir uma casa de saúde.


Se percebe na leitura vários aspectos psicológicos que se submetem seus personagens. Como a figura de Fortunato. O leitor é convidado a investigar, as razões, os porquês e as atitudes que fez com que tal pessoa agisse assim.


Ao experiente leitor é levado a compreender que com Fortunato e o médico Garcia o conto só pode pertence ao movimento realista, isto porque o enredo é marcado por atos de liberdade do homem, pelo progresso da própria ciência, pela descentralização do amor pelo amor etc. Além disso, há um momento de tensão com relação ao grande segredo da personagem principal e o envolvimento que esse faz com os demais. Fortunado diante várias cenas de seu dia-a-dia mostrasse uma pessoa má e sem nenhum sentimentalismo pelo sofrimento dos outros. Percebe-se isso quando o mesmo socorre o ferido a punhal ou ainda no momento que estava assistindo o filme com cenas fortes


O clímax chega quando a esposa e o amigo da família Garcia flagra Fortunato torturando um rato até a morte. Ficando explicita o sentido do título do conto: “A causa secreta”. Era de fato este o segredo daquele homem. O sofrimento alheio lhe era prazeroso, ficando claro nesse trecho: "Castiga sem raiva", pensou o médico, "pela necessidade de achar uma sensação de prazer, que só a dor alheia lhe pode dar: é o segredo deste homem".


Os fatos assim são conduzidos por uma narrativa mais contundente e crítica. Fortunado começa a realizar experiências com animais em sua própria casa. A esposa não gostando da ideia pede ao médico que intervenha para que Fortunato não mais realize em seu lar. Tempo mais tarde a mulher acaba contraindo tuberculose e acaba morrendo.


No final do trecho, Garcia encontra-se sozinho velando a defunta e nesse estante sente o forte desejo de beijar a face já desfeita de Maria Luísa. O esposo entra no recinto e vê seu amigo nos prantos e beijos naquela que amou. Ao invés de ficar irado acaba sentindo um sentimento sádico com relação ao episodio.

Destaque
Tags
bottom of page