top of page

Resenha: A Mulher de Preto

Amizade e Traição


O conto machadiano A Mulher de Preto, publicado em 1870, dividido em 11 capítulos, foi uma obra escrita nos moldes realistas de Machado de Assis e que conta a história de amizade entre Dr. Estevão e o deputado Meneses.


Machado de Assis foi um escritor fluminense e considerado o maior escritor brasileiro até os dias atuais, nasceu em 1839 e ao longo de sua vida profissional, escreveu para os mais diversos gêneros: drama, poesia, contos, jornais entre muitos outros. Vivenciou momentos importantes para o futuro do Brasil, como a transição do império para a república e outros acontecimentos político-sociais os quais inclusive influenciaram sua literatura.


O tema da traição, suposta ou real, antes de aparecer em D. Casmurro, já estava nos contos "A mulher de preto" e "Confissões de uma viúva moça". No conto A Mulher de Preto, Machado nos mostra Estevão e Meneses quando se conhecem por meio de um amigo em comum. Reencontram-se apenas dois meses depois.


Estevão era um rapaz de 24 anos que perdeu os pais aos 20, via as mulheres como objeto que deveria atingir sempre a perfeição, nesse caso, Machado nos mostra a idealização existente na época em relação às mulheres, que apenas poderiam sair de casa com ornamentos chiques e que mostravam tanto seu poder econômico quanto sua beleza, mas que nem sempre existia. Os amigos decidem ir ao teatro novamente e, ao chegar, Estevão avista uma mulher vestida de preto perto de onde estavam. Pergunta de Meneses se a conhecia e o amigo lhe diz que não.


Posteriormente, Estevão vai a um baile de um amigo de seu pai e conhece Madalena, moça pela qual se apaixona perdidamente. Em uma conversa com a moça, Estevão descobre que na verdade Madalena era a mulher de preto e que era esposa de Meneses, o qual havia acusando-a de traição, que realmente acontecera, mas Madalena não admite. Estevão sente-se perdido, e decide aceitar ser mediador entre Madalena e Meneses. O casal reata e Estevão segue para Minas Gerais.


O conto enfatiza dois hemisférios, a amizade e a traição, a amizade é representada por Estevão e Meneses, onde o amigo mesmo em situação delicada decide colocar à frente a relação que possui com o amigo. O outro hemisfério é representado entre Meneses e Madalena, moça a qual realmente trai o marido e depois decide reatar e ter a vida que possuía antes, o que pode ser caracterizado como culpa. Estes três pontos podem ser encontrados não só nas pessoas da sociedade do tempo de Machado, mas também na sociedade atual, daí vir a ser a crítica de Machado, algo que é inerente ao ser humano e não muda com o tempo.

Destaque
Tags
bottom of page