top of page

Resenha: Luís Soares

A Vítima

LUÍS SOARES (Contos Fluminenses: Obra Completa, Machado de Assis, vol. II, Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994. Pág.20 a 38) está presente na obra Contos Fluminenses, de Machado de Assis. O conto se trata da história de Luís Soares, um jovem rico, que herdou uma grande fortuna do pai. Administrando mal suas posses, logo fica pobre com apenas seis contos de réis.


A partir daí, conhecemos um Luís Soares aproveitador. Ele procura seu tio Major Luís da Cunha Vilela com a intenção de ser seu herdeiro universal. Major mora com uma velha parenta e a sobrinha Adelaide, apaixonada por Luís Soares e rejeitada por herdar apenas trinta contos de réis do pai, mostrando como o casamento é um tipo de negócio praticado pela da sociedade brasileira do século XIX. Dez anos após o falecimento do pai, Adelaide descobre que ele lhe deixou a quantia de trezentos contos de réis, com a condição que se case com seu primo Luís Soares, tudo a que o jovem oportunista e egoísta aspirava.


Seu tratamento com Adelaide passa a ser outro, o rapaz chega a se ajoelhar para a moça, mas recebe a seguinte resposta: “Trezentos contos! É muito dinheiro para comprar um miserável.” A família então viaja para a Europa e deixa Luís entregue a sua própria sorte. Ele não suporta a ideia de pobreza e humilhação por ter sido rejeitado pela moça e comete suicídio. Nosso mais influente escritor brasileiro leva-nos à posição de telespectador de uma sociedade movida pelo dinheiro, que se perpetua no ócio e no poder. O que vemos no conto Luís Soares é esse jogo de interesses. A narrativa demonstra que as ações da personagem principal mudam em função das chances de se atingir um objetivo específico: viver bem, mas sem trabalhar.

Destaque
Tags
bottom of page