Resenha: Na Arca
- Vitor Angiolis
- 13 de out. de 2015
- 1 min de leitura
Na Arca conto pertencente ao livro Papéis Avulsos do célebre escritor brasileiro Machado de Assis é um conto em que o autor recria uma linguagem bíblica dividindo-o em capítulos e versículos.
No conto é retratado a briga dos filhos de Noé, Jafé, Sem e Cam. Os três brigam por divisam de terra em que eles ainda nem sequer pisaram. Cam é o único irmão que tenta apaziguar a briga chamando Noé e as mulheres de Jafé e Sem.
Ao fim de tudo Noé põe fim à briga, ameaçando-os com a maldição. Alerta-os que, até descerem da arca, nenhuma divisão de terras mais deverá ser feita. Fica introspectivo e, dirigindo o olhar para o céu (através de uma portinhola do teto), profere: “Eles ainda não possuem a terra e já estão brigando por causa dos limites. O que será quando vierem a Turquia e a Rússia?” (p.100).
Posts recentes
Ver tudoUm velho manuscrito que diz ser um pedaço do Evangelho do Diabo conta a verdadeira história o Diabo, não o “velho e deturpado projeto de...
Referência: baseado no conto Cinco Mulheres, de Machado de Assis. Espaço e Tempo: capital do Rio de Janeiro em 1865. I – CAROLINA. II –...