top of page

Resenha: Noite de Almirante

Conto Romântico Machadiano

O conto Noite de almirante foi publicado em 10 de fevereiro de 1884, no Gazeta de Notícias, Rio de Janeiro, e depois incluso na coletânea Histórias sem Data, do mesmo ano. Obra-prima machadiana, este conto tem por motivo o desencanto ou o desencontro amoroso, guardando a pungência de uma história tchekhoviana. É uma história de ilusão perdida.


Machado de Assis é reconhecido atualmente como o maior escritor brasileiro. Nascido no Rio de Janeiro em 1839, o renomado autor publicou obras de praticamente todos os gêneros, como drama, poesia, romance entre muitos outros, incluindo o conto, aqui tratado.


O conto narrado em terceira pessoa, conta a história do marinheiro Deolindo, que três meses antes de iniciar uma viagem, conhece a mulata Genoveva; apaixonados ambos fazem um juramento de fidelidade. Ao regressar, Deolindo apresenta um semblante de felicidade na expectativa de rever a amada, notado por seus companheiros marujos que antevêem uma noite de almirante ao marinheiro, ou seja, uma grande noite nos braços de Genoveva. Porém ao chegar à casa de Genoveva, Deolindo, ouve de D Inácia, que a moça estava com outro, morando na Praia Formosa.O marinheiro vai até a Praia Formosa e encontra Genoveva, mas esta se mantém indiferente e distante, fala do amor que sentiu por ele, mas diz que seu coração mudara. Triste e cabisbaixo, Deolindo diz à ela que vai matar, mas Genoveva não acredita em sua ameaça. No dia seguinte, diante dos amigos e colegas marinheiros, Deolindo apresenta-se com ar de satisfação e felicidade, transparecendo que realmente teve uma noite de almirante, optando por aparentar e não permitindo que sua vergonha fosse exposta aos companheiros.


Nesse conto aparentemente leve e divertido, Machado toca de leve na temática do machismo e de seu malogro. Poderia-se dizer que o autor também trata do feminismo ou da postura da mulher contemporânea, mas isso seria anacronismo, pois na época de Machado ainda não havia esses movimentos que exaltam uma nova posição feminina. No entanto, em nenhuma época o comportamento dominante afeta a todos, há sempre exceções.

Destaque
Tags
bottom of page