top of page

Resenha: O Alienista

O Alienista conto pertencente ao livro Papéis Avulsos do célebre escritor brasileiro Machado de Assis é um dos mais conhecidos e renomados contos do autor. O conto gira em torno de Simão Bacamarte um médico que chegou a conquistar respeito na Europa e no Brasil. Bacamarte regressa à Itaguaí para se dedicar ao estudo de sua profissão.


Bacamarte resolve se dedicar ao estudo da loucura e constrói em sua cidade um manicômio chamado Casa Verde. No início os internados realmente eram loucos, mas em certo momento Bacamarte passa a identificar loucura em todos e a interna-los.


D. Evarista, mulher do doutor viajara ao Rio de Janeiro por conta de seu marido estar tão ocupado e não dar mais atenção a ela.


Porfírio, um barbeiro da cidade, arma um protesto contra o alienista, porém quando se descobre que o doutor solicitou para que não recebesse mais verbas pelas internações o movimento perdeu força.


Após alguns acontecimentos a cidade possuía 75% de sua população internada no manicômio. O alienista se deu conta de que sua teoria era errônea decide libertar todos os internos e rever sua teoria. Se a maioria apresentava desvios de personalidade e não seguia um padrão, então louco era quem mantinha regularidade nas ações e possuía firmeza de caráter. Essa foi sua nova teoria, o Dr. Bacamarte começava novamente a internar as pessoas da cidade e o primeiro deles foi vereador Galvão. Ele tinha proposto na Câmara uma lei que não permitia os vereadores de serem internados. Assim, as internações continuam na cidade. Outras pessoas, porém, são consideradas curadas ao apresentarem algum desvio de caráter.


Ao cabo do conto o Dr. Simão Bacamarte percebe que sua teoria mais uma vez está incorreta e manda libertar todos os internados. Como ninguém tinha uma personalidade perfeita, exceto ele, o alienista conclui ser o único louco e decide trancar-se no manicômio até o fim de sua vida.

Destaque
Tags
bottom of page