top of page

Resenha: Um Homem Célebre

Um Homem Célebre, de Machado de Assis, primeiramente publicado no periódico A Estação, em 1883, e, posteriormente, no livro Várias Historias, em 1896, trata do tema da incompatibilidade entre os ideais e a realidade, fazendo uma parábola da existência humana.


Machado de Assis foi um grande escritor fluminense e é considerado o maior escritor brasileiro até os dias de hoje. Nasceu em 1839 e ao longo de sua vida escreveu para vários gêneros: poesia, conto, drama, jornalístico entre outros. Vivenciou momentos importantes para o Brasil, como acontecimentos político- sociais que influenciaram sua literatura.


Em Um Homem Celebre, Machado conta a historia de Pestana, um compositor de polcas, famoso e rico. Porém, mesmo com a fama, Pestana odeia suas musicas, porque seu verdadeiro sonho é compor uma peça clássica. Toda vez que Pestana busca inspiração em Mozart e Beethoven, compõe uma polca que acaba fazendo grande sucesso.


A insatisfação com suas polcas leva-o à falência a ponto de se desfazer de seus bens para o pagamento de dívidas. Fama e prestigio não fazem a vida de Pestana feliz, pois ele quer um ideal de perfeição que não consegue alcançar.


O drama de Pestana nos mostra a impotência de espirito de um homem, que brada pela redenção que não é conseguida. O sucesso de sua glória culmina no fracasso intimo dele. As polcas são simples, por isso Pestana não as quer. Elas representam o sucesso, mas um sucesso transitório que resulta em tristeza e segundo ele uma vida sem gloria, glória que só seria alcançada com sua inclusão no mundo clássico.

Destaque
Tags
bottom of page