top of page

Resenha: Trio em Lá Menor

Opostos inconciliáveis


Trio em Lá Menor foi publicado em 1896, na obra Várias Histórias. Machado dividiu o conto em quatro capítulos, com nomes seguindo a estrutura de uma sonata, que é uma composição musical geralmente composta para três instrumentos, um trio. O título também faz referência ao trio amoroso formado por Maria Regina, Miranda e Maciel.

Maria é uma moça bela que está apaixonada por dois homens ao mesmo tempo. Um é Maciel, que tinha vinte e sete anos, o outro é Miranda, que tinha cinquenta. O narrador conta uma visita de ambos à Maria, quando conversaram, discutiram música e a moça tocou uma sonata ao piano. Ao deitar na cama, ela pensava nos dois e nas suas características, tendo sonhos e devaneios.


Maciel era jovem, alegre e cheio de energia, já Miranda era quase o oposto, velho, maduro, sério e sem tanta vivacidade. É narrado um episódio em que Maciel salva um garoto de ser atropelado, machucando a mão, mas se preocupando mais com a roupa do que com sua saúde. Ele vai a casa de Maria e eles conversam sobre as novidades, uma delas um casamento que havia sido cancelado. Maciel se revela fofoqueiro e materialista.


Tempos depois encontram-se com Miranda, e os dois homens se cumprimentam com frieza. Marcel se retira e deixa o outro conversando sobre o acidente do garoto, dizendo que o menino salvo podia ser alguém que no futuro esfaquearia quem o salvara. Miranda se mostra um pouco antipático, mau e egoísta. Eles foram para casa e Maria tocou o piano para o homem, que tinha os mesmos gostos artísticos que ela.

Enquanto Maria Regina estava com um ela pensava no outro, nas suas qualidades, e não se decidia com quem ficar. Essa dúvida afastou os dois homens e ela acabou ficando com ninguém. Maria imaginava uma terceira pessoa, uma junção dos dois. O conto termina com uma metáfora sobre estrelas duplas que quando juntadas formavam um astro grandioso, e Maria sonhando que ia em direção a esse astro, quando ouviu uma voz que dizia que era pena dela oscilar entre dois astros incompletos ouvindo uma sonata, pela eternidade.


O conto é mais um de Machado que tem como tema principal a indecisão. Através da dúvida de Maria o autor consegue mostrar que conciliar opostos — que teoricamente se completam — para alcançar a perfeição é impossível, o único resultado dessa busca é a loucura e a solidão. A estória é ótima de ser lida e é umas das melhores de Machado de Assis.

Destaque
Tags
bottom of page