top of page

Resenha: Viver!

  • Vitor Angiolis
  • 15 de out. de 2015
  • 1 min de leitura

Viver! faz parte do livro Várias histórias do célebre escritor brasileiro Machado de Assis é um conto de temática alegórica. Como uma estrutura semelhante à de teatro. O conto é predominantemente um diálogo entre Ahasverus e Prometeu.


Ahasverus foi amaldiçoado por ter menosprezado Jesus Cristo no calvário. A maldição consistia em uma “vida eterna” ao amaldiçoado, essa vida perduraria até que o último homem desaparecesse.


Prometeu, personagem pertencente à mitologia clássica, havia criado o homem, e fora condenado pelos deuses a ter uma águia comendo seu fígado por toda a eternidade. Ao saber disto, Ahasverus fica indignado e faz com que Prometeu volte para o seu castigo, de onde havia escapado.


Porém, Prometeu declara que faria de Ahasverus o novo começo, de uma nova espécie, mais forte do que a anterior, e faria que Ahaverus se tornasse rei desta nova raça. Ao abstrair e ter feito a elucubração do futuro grandioso que vinha à frente, Ahasverus adentra em devaneios, gracioso com sua nova estirpe, esquecendo até o fato de estar expirando para realizá-la. Como observam duas águias que voavam por ali, ainda na morte mostra um enorme apego à vida.

Comments


Destaque
Tags

© Conte Aí do 2º ano de Informática 2015 da Fundação Nokia. 

bottom of page